17.7.13

MAIOR EVENTO TECNOLÓGICO DO MUNDO COMEÇA HOJE NO RECIFE.

Programação da feira de conhecimento é focada na inovação e no empreendedorismo

Diario de Pernambuco - Diários Associados
Publicação: 17/07/2013 09:17 Atualização:

 (Oitocentos campuseiros vão ficar instalados no acampamento durante todo o evento. Foto: Júlio Jacobina/DP/D.A Press)

Pela segunda vez no Recife, a Campus Party, maior evento de inovação, tecnologia e empreendedorismo do mundo, movimenta o Centro de Convenções de Pernambuco e o Chevrolet Hall. A festa começa hoje à noite, às 19h, e vai até domingo. Após o sucesso da edição de 2012, o acontecimento - que proporcionará mais de 200 horas de palestras, debates, workshops, oficinas e mesas - traz novidades. A internet banda larga de 10Gbps (o dobro da disponibilizada no ano passado) e uma rede 4G estão entre elas. O objetivo é que todos os “campuseiros”, como são chamados os participantes do evento, fiquem conectados 24 horas, durante os cinco dias da Campus Party.

Foram dois mil ingressos vendidos. Oitocentos deles destinados ao acampamento no próprio local, que já está com capacidade esgotada. As pessoas que adquiriram o passe terão acesso à área mais importante do evento, a Arena. Lá, além do palco principal, onde ocorrerão as palestras denominadas “magistrais”, haverá mais quatro cenários temáticos: Galileu (ciências), Michelangelo (arte), Pitágoras (software) e Stadium (games).

Entre os destaques da programação estão três palestrantes: o desenvolvedor de games Martin Hollis, que trabalhou no título GoldenEye 007 para o Nintendo 64 e hoje dirige a Zoonami; o designer e animador 3D Gianluca Fratellini, envolvido na produção do filme Rio 2 e jogos da Ubisoft, como Silent Hill; e o fundador do movimento UnCollege, Dale Stephens, que defende que o aprendizado ocorre em qualquer lugar.

“Temos fortes parceiros, como o Porto Digital, o Cesar e o projeto Robô Livre. Para quem gosta de empreendedorismo, haverá uma mesa sobre ‘bootstrapping’, que questiona a necessidade de investidores para um negócio andar”, ressalta a coordenadora de conteúdo da Campus Party Recife, Thaís Lemos Leite.

Para Paulo Guerra, gerente comercial da Campus Party, é difícil definir o evento. “A gente fala em acontecimento tecnológico. É muita gente com uma energia positiva querendo conversar, querendo discutir, querendo aprender. Enfim, está todo mundo aqui para aprender e para compartilhar”, resume Guerra. Para aqueles que não compraram o ingresso, a Campus Party ainda disponibiliza uma área gratuita e aberta ao público. Neste espaço, haverá atividades patrocinadas pela Prefeitura do Recife e pelo Governo de Pernambuco, além da ação de inclusão digital.

Como celeiro de inovações na área de tecnologia, era esperado que a Campus Party também despertasse o interesse do setor privado. O coordenador de comunicação do Softex, Murilo Lima, diz que participará todos os dias e acredita que o encontro será produtivo. “Vou filtrar informações que serão repassadas para nossa rede. O Softex abarca 90 empresas, com faturamento de R$ 350 milhões por ano. A programação deste ano está voltada para o empreendedorismo, então pode surgir alguma aproximação”, reforça Lima.

No comments: