27.6.13

IMAGENS DA PM DO RIO MOSTRAM BANDIDOS EXIBINDO ARMAS DE FOGO

CONFIRA

Uma série de vídeos divulgados nesta quarta-feira (26) pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, com imagens capturadas por um helicóptero, mostra homens armados circulando entre moradores pelas ruas e vielas do Complexo da Maré, na zona norte da capital. As peças, entretanto, não mostram a ação do Bope (Batalhão de Operações Especiais) que resultou na morte de dez pessoas na comunidade, entre elas dois inocentes, sete suspeitos e um sargento do batalhão de elite. Outras 14 ficaram feridas.

A invasão da Maré foi realizada entre a noite de segunda-feira (24) e a madrugada de terça (25). Policiais do Bope, com apoio do 22º Batalhão de Polícia Militar (Maré), da Polícia Civil e da Força Nacional de Segurança, entraram na comunidade após um grupo ter realizado saques e roubos durante um protesto em Bonsucesso.

MENORES APROVEITAM PROTESTO PARA FAZER ARRASTÃO NO RIO

O vídeo mostra também o momento em que um carro blindado do Bope entra na favela, o que faz os moradores e os homens armados se recolherem. Quando o veículo se aproxima do local onde as pessoas estão, um fogo de artifício é disparado. Depois, o carro vira em uma rua à esquerda e não aparece mais nas imagens divulgadas. Após a passagem do veículo, moradores e os homens armados voltam a circular pela comunidade.

A reportagem questionou a PM, por meio de sua assessoria de imprensa, sobre a não divulgação das imagens dos confrontos e das ações dos policiais, mas não obteve resposta. A assessoria informou ainda que os vídeos serão divulgados pelo Twitter da corporação.
Os moradores das favelas reclamaram de truculência policial e chegaram a protestar no local para  que a operação tivesse fim. "Eles estão pensando que morador é bandido. Matando morador, invadindo casa de morador a torto e a direito. Eles são covardes", afirmou Edilaine Silva, 25, que mora na favela Nova Holanda.
Ampliar

Violência no Rio de Janeiro58 fotos

49 / 58
26.mai.2013 - Corredores que se preparavam para a terceira edição da corrida Desafio da Paz, no Alemão, se assustaram na manhã deste domingo com pelo menos dois tiroteios na Vila Cruzeiro, por volta das 7h40min. Quem estava na Rua José Rucas, onde seria a largada da corrida, teve que se proteger dos tiros debaixo dos carros. Não há informações de feridos Leia mais Domingos Peixoto/Agência Globo

"Estado reagiu", diz secretário

Na manhã desta quarta-feira, o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, afirmou, em entrevista à rádio "CBN", que a operação do Bope foi a volta a um "velho cenário" e que o conflito aconteceu porque "o Estado foi atacado e reagiu".
"O que tivemos foi o desdobramento de outra ocorrência, e aí se voltou àquele velho cenário, que é ruim pra todo mundo", disse Beltrame. "Nós ainda temos locais que, quando a polícia vai, acontece esse cenário. Infelizmente na Maré encontramos uma situação específica de conflito, onde o Estado foi atacado e reagiu."

O secretário ainda afirmou que houve mortes em ambos os lados. "A dor dessas pessoas deve ser muito grande, assim como a da família do sargento", disse. "A guerra não é boa para nenhuma das partes. Isso não é mais uma prática da Polícia Militar, isso não acontece de maneira recorrente como acontecia algum tempo atrás. Em alguns pontos do Rio ainda há a lógica da guerra, mas essa não é mais a lógica da polícia."
Fonte: uol

No comments: