28.6.13

DEPUTADO DE RONDONIA, MARCOS DONADOM ESTÁ PRESO EM UNIDADE DA POLICIA MILITAR

Deputado foi preso na quarta-feira, 26, no aeroporto de Porto Velho.
Assembleia Legislativa abriu processo de cassação do mandato de Marcos.

Ivanete DamascenoDo G1 RO
17 comentários
Deputado estadual Marcos Donadon sendo transferido para o Centro de Correição da Polícia Militar em Porto Velho, RO (Foto: Reprodução/TV RO)Deputado estadual Marcos Donadon está no Centro
de Correição da Polícia Militar em Porto Velho, RO
(Foto: Reprodução/TV RO)
A Assembleia Legislativa de Rondônia abriu, nesta quinta-feira (27), processo de cassação do mandato do deputado estadual Marcos Donadon (PMDB-RO), preso na madrugada de quarta-feira (26) no aeroporto internacional de Porto Velho e encaminhado para o Centro de Correição da Polícia Militar, onde aguarda indicação da unidade prisional para cumprimento da pena.
Ao G1, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Hermínio Coelho, afirma que recebeu nesta quinta-feira, do Tribunal de Justiça de Rondônia, o comunicado da prisão do deputado. A mesa diretora da casa de leis foi convocada e em sessão extraordinária, decidiu por unanimidade, pela a abertura de processo de cassação. "Acredito que ele já perdeu o mandato, mas temos que cumprir o rito pra que o deputado se defenda. É o mesmo processo da Câmara Federal", destaca Hermínio.
Segundo o TJ, Marcos Donadon foi preso em razão da condenação em 2009 por desvio de recursos públicos, sendo acusado de peculato, formação de quadrilha e supressão de documento público.
Cassação
Marcos Donadon, de 41 anos, natural de Florestópolis (PR), ocupa pela quinta vez uma das cadeiras da Assembleia Legislativa de Rondônia. Marcos é irmão do deputado federal Natan Donadon que está sendo procurado pela Polícia Federal, após a condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2010, a mais de 13 anos de prisão por liderar uma quadrilha responsável pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia, em crimes ocorridos entre 1995 e 1999, quando Marcos era o presidente da casa de leis do estado.
Segundo Hermínio Coelho, a cassação do deputado deve acontecer em agosto, porque o recesso parlamentar começa no dia 1° de julho. "O processo precisa ter cinco sessões ordinárias para que o deputado possa apresentar sua defesa. Nós não vamos amolecer nada. A Assembleia [Legislativa] vai tomar todas as medidas e cumprir todo o rito. E com certeza vai cassar o mandato de deputado", diz Hermínio que argumenta que a situação de Marcos Donadon é grave e por já estar cumprindo pena, "deveria ser automático a perda do mandato".
Salário
Segundo o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia o setor jurídico do órgão deve avaliar se Marcos Donadon continua a receber os proventos mensais como salários e verbas indenizatórias. "Pra mim ele não deve receber nada. O caso é grave. Nesse caso só Deus e Deus não quer tirar bandido da cadeia", frisa o deputado.
Natan Donadon
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na quarta-feira (26), por oito votos a um, pela prisão imediata do deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO), condenado em 2010 a 13 anos, 4 meses e 10 dias de prisão em regime fechado, pelos crimes de peculato (crime praticado por funcionário público contra a administração) e formação de quadrilha, mas aguardava o julgamento dos recursos em liberdade.
Donadon será o primeiro deputado em exercício a ser preso por determinação do Supremo desde a Constituição de 1988. Nesta quinta-feira, a Polícia Federal aumentou o número de agentes em busca do deputado Natan Donadon (PMDB-RO) para prendê-lo.

Fonte:g1.com

No comments: