22.1.13

TERREMOTO EM PERNAMBUCO? COMO ASSIM


Foto ilustrativa
Sismólogos brasileiros negaram a informação de que um terremoto de 5,8 graus de magnitude na Escala Richter teria sido registrado no Oceano Atlântico, a 93 quilômetros da costa pernambucana, mais especificamente na altura da Ilha de Itamaracá, na noite desta segunda-feira (21). O abalo foi divulgado pela agência US Geological Survey, órgão norte-americano que monitora a atividade sismológica em todo o mundo.

De acordo com os especialistas do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Geofísica (DGEF), Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), responsáveis pelo monitoramento da região, os especialistas podem ter se confundido ao analisar os dados de um sismo que aconteceu na Indonésia, de magnitude 5.9, às 22h22 UTC também nesta segunda. Algumas fases podem ter sido interpretadas como de um evento próximo ao Recife, que teria ocorrido às 22h34 UTC (19h34 hora local).

Ainda segundo os sismólogos, olhando a lista no formato antigo de sismos do USGS, espécie de mapa de monitoramennto de eventos, o abalo realmente aparece na proximidade de Pernambuco. No entanto, na lista mais atualizada e confiável do USGS, o local de ocorrência do evento é a Indonésia. 

"É evidente que esse tremor não ocorreu pois não foi sentido no Recife, João Pessoa, Natal, etc. Nem muito menos foi registrado pela estação de Riachuelo (RCBR) a aproximadamente 290 km do presumido epicentro", detalharam os especialistas através do Blog Sismos do Nordeste.

Fonte: dpnet.com

No comments: