26.12.12

SITE DA FOLHA DE PERNAMBUCO DIZ QUE FONTES INDICAM MUDANÇA NA DIREÇÃO DA FUNASE


O ano de 2012 não foi dos melhores para a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). De janeiro a dezembro, foram registradas fugas e pelo menos quatro rebeliões com mortes nas unidades de Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Abreu e Lima. A maioria dos assassinatos com requintes de crueldade. Em meio ao caos que se instaurou na fundação, é inevitável especulações em torno de uma possível mudança de cadeiras na direção do órgão. Fontes confirmaram ao FolhaPE, nesta terça-feira, que uma reformulação está a caminho.
Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco
De janeiro a dezembro, foram registradas fugas e várias rebeliões com mortes nas unidades da Funase
A saída do atual presidente Alberto Vinicius Melo já é dada como certa nos corredores da Funase. Uma festa de despedida para o gestor já estaria marcada para esta quarta-feira. Engenheiro por formação, Alberto assumiu a presidência da Funase em 2008, quando o órgão ainda se chamava Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). Chegou a ser afastado do cargo em fevereiro desse ano, a pedido do Ministério Público do Estado, um mês após a rebelião na unidade do Cabo de Santo Agostinho, que terminou com três mortos.
Apesar de ainda não ter o nome publicado no Diário Oficial, o assessor técnico da instituição, Eutácio Borges, é quem assumirá a presidência da Funase, segundo fontes da própria Funase. Procurado pelo FolhaPE, Eutácio negou que já estaria de malas prontas para o gabinete da presidência, mas confirmou a realização de uma reunião, nesta quarta-feira, com o novo secretário da Criança e Juventude, Pedro Eurico. “Iremos discutir assuntos internos da secretaria”, resumiu Eutácio. A posse de Borges estaria marcada já para esta quinta-feira.
O secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Tadeu Alencar, também não confirmou que haverá mudanças na direção da Funase. No entanto, teceu elogios ao nome do possível gestor. “Ele terá um papel importante na próxima gestão. Trabalhou com Miguel Arraes, e Pedro Eurico pretende aproveitá-lo na secretaria”, pontuou. Alencar admitiu a preocupação do governo com a área de menores infratores. “É uma área sensível que o governo tem feito um esforço enorme para mudar. Será necessária uma reflexão interna”.
Assim como Eutácio, Alberto Vinicius Melo também participou do segundo Governo Miguel Arraes (1987/1990), na Secretaria de Justiça, e depois do Governo Carlos Wilson. É ex-preso político e militante da área de direitos humanos. Também atuou na área privada em empresas de informática e de transportes.
A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) abriga atualmente 342 adolescentes, dos 17 aos 21 anos. A instituição oferece acompanhamento técnico, social, jurídico, psicológico, médico, odontológico, nutricional e pedagógico. Há menos de uma semana, 23 internos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) do Cabo de Santo Agostinho fugiram da unidade. Segundo a Polícia Militar (PM), os internos utilizaram uma corda feita de lençóis para passar sobre o muro do espaço.
Fonte: Folhape.com.br


No comments: