5.12.12

MORRE O GÊNIO DA ARQUITETURA DO BRASIL, OSCAR NIEMEYER


Oscar Niemeyer foi o maior nome da arquitetura brasileira. Mais de 50 projetos arquitetônicos foram assinados por ele e estão espalhados pelo Brasil e pelo mundo. No exterior, fez trabalhos na Venezuela, na Argentina, no Chile, no Paraguai, nos Estados Unidos, em Cuba, na Espanha, na Itália, no Reino Unido, na França, na Argélia, no Líbano e nos Emirados Árabes Unidos. Centros artísticos, religiosos e públicos foram formados pelos traços do arquiteto e carregam o peso de ser um "Niemeyer", seja a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) - projeto elaborado por uma comissão de dez arquitetos -, a do Partido Comunista Francês ou a Mesquita de Argel.
Ao passar o mouse, veja no mapa algumas das principais obras que o arquiteto projetou no Brasil 

No Brasil, seus projetos estão concentrados nas regiões sudeste, sul e centro-oeste. Brasília e Belo Horizonte são os principais lugares atrelados ao nome do arquiteto que foi o responsável por projetar importantes prédios da administração pública nas duas cidades. As decisões mais importantes do País são tomadas em espaços pensados por Niemeyer em Brasília (Palácio do Planalto, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal, Ministério da Justiça e Palácio do Itamaraty). Em Belo Horizonte, aceitou a proposta do então prefeito da época, Juscelino Kubitschek, de modernizar a cidade. No Recife, vemos a assinatura do arquiteto no Parque Dona Lindu, no bairro de Boa Viagem.
Oscar Niemeyer levou seu concreto e suas muitas curvas longe e os fez de uma maneira tão autoral que diante de um projeto dele, as pessoas sentem que estão em um Niemeyer.

No comments: