13.5.12

GOVERNADOR DO RIO CURTINDO COM DINHEIRO DO CONTRIBUINTE


Aparecem novas inconsistências nas seguidas viagens do governador do Rio de Janeiro à França
HUDSON CORRÊA
 
|
SEM DIREÇÃO Cabral brinca ao guiar uma bicicleta em Paris, em 2008. Suas viagens à França eram pura diversão, mas agora lhe causam problemas   (Foto: Carlos Magno/divulgação)
SEM DIREÇÃO
Cabral brinca ao guiar uma bicicleta em Paris, em 2008. Suas viagens à França eram pura diversão, mas agora lhe causam problemas
(Foto: Carlos Magno/divulgação)




Quanto mais o governador do Rio, Sérgio Cabral, explica, mais se complica.
ÉPOCA revelou na semana passada que a agenda oficial de Sérgio Cabral (PMDB) mostrava o governador em atividades internas no Rio durante três dias em julho de 2009, enquanto ele se divertia na Europa. Durante a viagem, Cabral foi fotografado e filmado com o empreiteiro Fernando Cavendish, dono da construtora Delta. Como justificativa, sua assessoria disse que houve um erro de publicação naquelas datas e que Cabral de fato não estava no Rio, mas em descanso.


Na semana passada, ao tentar explicar por que gastou cerca de R$ 7 mil em diárias durante apenas dois dias de viagem oficial a Paris, nos dias 14 (uma segunda-feira) e 15 de setembro de 2009, o governador Cabral voltou a se enrolar. A justificativa de Cabral para os gastos é que ele chegara a Paris com três dias de antecedência. Mas, em sua agenda oficial, não constava a informação de que estava na França. Ela se limitou a informar que o governador estava em “compromissos internos”.

saiba mais
Ponte aérea entre Rio e Paris
Garotinho divulga vídeo de Sérgio Cabral supostamente em Paris
Garotinho divulga fotos de Cabral com Cavendish 
Claudio Soares Lopes: "Se Cabral deveria ou não jantar com o empresário é um julgamento político"
Procurada por ÉPOCA, a assessoria de Cabral disse que ele estava em Paris no dia 11 de setembro de 2009, uma sexta-feira, em “reuniões internas” preparatórias para o evento sobre Olimpíadas, em Copenhague, que aconteceria três semanas depois. Na mesma missão a Paris, Cabral apareceu em fotos, divulgadas pelo deputado e ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PR), outra vez ao lado de Cavendish. A estreita relação do empreiteiro com o governador se tornou pública por causa de uma tragédia, em junho de 2011, quando os dois foram à Bahia para comemorar o aniversário de Cavendish. O helicóptero que transportava parte do grupo de convidados caiu, matando sete pessoas da relação dos dois.
O procurador-geral de Justiça, Cláudio Soares Lopes, chefe do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro, abriu uma investigação para apurar se a amizade entre Cabral e Cavendish, então dono de contratos de R$ 1,5 bilhão com o governo do Estado, favorecera a empresa. O caso foi arquivado, segundo o procurador, por “falta de provas”. Em entrevista a epoca.com.br na semana passada, Lopes disse que não via motivos para reabrir as investigações por causa dos encontros de Paris. “Se Cabral deveria ou não jantar com o empresário, é um julgamento político”, disse Lopes. Depois da divul-gação das agendas do governador, incompatíveis com as festas na Europa, Lopes decidiu solicitar informações sobre as viagens de Cabral ao exterior. 


Fonte: g1.com

No comments: