3.4.12

Pacto Pela Vida consegue redução recorde de homicídios e supera a meta dos 12%


Pela primeira vez desde a implementação do Pacto Pela Vida, Pernambuco conseguiu cumprir sua missão. A política pública de segurança integrada que entrou em vigor em maio de 2007 com a meta de reduzir as taxas de Crimes Violentos Letais Intencionais obteve êxito em relação à média histórica do mês de março. Nos últimos 31 dias, de acordo com os índices registrados pelo Infopol, houve 290 mortes, contra 333 do mesmo período do ano passado. A diferença de 43 vidas salvas equivale a uma diminuição de 13,9% nos CVLIs, mais do que o estipulado pelo projeto que visa quedas de 12% ao mês. Em paralelo, a Secretaria de Defesa Social ainda comemora outros números positivos. Quinta (29), sexta (30) e sábado (31) da última semana consagraram-se em 72 horas de paz na capital. Foram três dias em que nenhum homicídio foi notificado no Recife.

Segundo o secretario de Defesa Social, Wilson Damázio, além das estratégias táticas com mapeamento de áreas de maior incidência de mortes, operações de repressão qualificada ao tráfico de drogas e aos grupos de extermínio também colaboraram com a redução dos índices. "Somente este ano, já tivemos seis operações especializadas e 69 líderes de facções criminosas foram presos. O trabalho integrado das polícias e a parceria com o Ministério Público, Tribunal de Justiça e demais secretarias, como a de Ressocialização, fizeram toda a diferença", continuou Damázio. No último ano, em um total de 22 operações de repressão qualificada, 469 pessoas foram presas. Os números também aumentaram em relação às apreensões de arma de fogo. Nos dois primeiros meses do ano, houve 12% a mais de apreensões, foram 1.107 contra 985, no mesmo período do ano passado. A Operação Malhas da Lei que cumpre mandado de prisões expedidos pela Justiça também teve aumento de 19%. No primeiro bimestre, já efetivou 1.093 prisões, contra 918 em 2011.

De acordo com Damázio, o aumento no rigor das varreduras nos presídios, juntamente com a celeridade da Justiça em relação à expedição de mandados de prisão devem continuar a favorecer a redução da violência e das taxas. "Estamos constatando que o Pacto está dando certo. O mérito é dos profissionais que aproveitaram os investimentos do governo e intensificaram as ações do Plano Estadual de Segurança Pública com medidas de repressão e prevenção dos crimes. A redução dos índices traz essa sensação de segurança tão merecida pelos pernambucanos", explicou Damázio.

Em janeiro deste ano, a taxa de redução de CVLI foi de 10,5%. Foram registradas 286 mortes contra 316 do mesmo período do ano passado. Fevereiro, que foi um mês atípico por ser bissexto, teve queda de 7,2%, - referentes às mortes de 288 pessoas. Ano passado, que teve um dia a menos no calendário, houve 307 CVLIs. De acordo com Damázio, os números refletiam a evolução nos trabalhos repressivos e preventivos das polícias para a conquista da meta recorde no estado. "Estes índices mostram claramente que as operações elaboradas pelo Comitê Gestor do Pacto Pela Vida deram certo. Conseguimos intensificar ações no Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão e Paulista com um lançamento de efetivo qualificado e estamos reduzindo os pontos quentes de violência", detalhou.

As Áreas Integradas de Segurança (AIS) que ainda estão na mira dos trabalhos da SDS são as que compreendem os bairro do Ibura, Apipucos e Santo Amaro, no Recife, além das cidades de Nazaré da Mata, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Salgueiro e São Lourenço da Mata - que não tiveram redução nos índices de CVLI no primeiro trimestre de 2012. Outros bairros como Espinheiro, Boa Viagem e a cidade de Floresta, no Sertão, conseguiram diminuir os índices de violência. No Espinheiro, a queda chegou a 54% em janeiro, fevereiro e março deste ano, de acordo com os números registrados até 26 de março.

Para os próximos meses, a expectativa é de que a redução continue, tendo em vista o incremento nos efetivos das corporações. São 379 novos bombeiros militares para auxiliar nos trabalhos de salvamento marítimo e resgate e 500 novos agentes penitenciários. Ano passado, os reforços foram para as polícias civil e militar que ganharam 2,6 mil funcionários. "Para se ter uma ideia, a última vez que a capital pernambucana registrou 72 horas sem homicídio foi em setembro do ano passado. Este ano, conseguimos repetir a façanha e trabalharemos para que isso volte a acontecer", continuou o secretário. No Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os índices também surpreenderam positivamente. "Mais de 80% dos inquéritos sobre esclarecimentos de homicídios foram solucionados. Esse índice é um dos melhores do país. É maior do que em Bogotá, que tem 17% de êxito, e Nova Iorque, com 9%.", complementou.

No balanço geral dos cinco anos de atuação do Pacto Pela Vida, Pernambuco conseguiu baixar os índices em 30%, as estatísticas sobem para 40% quado se foca na capital. "Se fizermos a análise seguindo os índices registrados em 2007, constatamos que 4.720 vidas foram salvas. Percebemos essa mudança no cenário da criminalidade no estado e continuamos a aperfeiçoar nossas ações", ressaltou Damázio. "Também vamos focar ainda mais nossas ações nos narcotraficantes, assaltantes de banco e, principalmente, na cultura de paz", disse. Segundo um levantamento feito pela SDS, metade dos homicídios registrados se enquadram no chamado crime de proximidade, onde a motivação é torpe ou passional. "São as brigas entre vizinhos ou em mesa de bar que terminam em morte. São as causadas porque as pessoas não aceitam o fim dos relacionamentos. Tudo isso pode ser evitado e precisa acabar. Estamos atuando também na conscientização. A polícia previne e reprime, mas estamos empenhados em fazer valer a cultura de paz no nosso estado", concluiu.

Fonte: adeilton9599.blogspot.com em 02/04/12

No comments: