15.3.12

MAIS PROTESTO NO RECIFE: DESTA VEZ FORAM OS TAXISTAS


Atualizada às 16h08
Em protesto contra a proibição de coletar passageiros na área de desembarque, taxistas fecham acesso ao terminal. Imagem: Anamaria Nascimento/DP/D.A Press Em protesto contra a proibição de coletar passageiros na área de desembarque, taxistas fecham acesso ao terminal. Imagem: Anamaria Nascimento/DP/D.A PressEm protesto contra a proibição de coletar passageiros na área de desembarque, taxistas fecham acesso ao terminal. Imagem: Anamaria Nascimento/DP/D.A PressEm protesto contra a proibição de coletar passageiros na área de desembarque, taxistas fecham acesso ao terminal. Imagem: Anamaria Nascimento/DP/D.A PressEm protesto contra a proibição de coletar passageiros na área de desembarque, taxistas fecham acesso ao terminal. Imagem: Anamaria Nascimento/DP/D.A Press
Indignados, cerca de 100 taxistas fecharam nesta tarde (15) o acesso ao Aeroporto Internacional dos Guararapes / Gilberto Freyre pela Avenida Mascarenhas de Morais, Imbiribeira. Os manifestantes que saíram em carreata pelas ruas da Zona Sul por volta das 15h, haviam se concentrado no Geraldão, também na Imbiribeira, para discutir a determinação da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) de proibir táxis não credenciados pelo aeroporto de circular na área de desembarque, localizada no andar térreo. Os passageiros que embarcam e desembarcam no aeroporto estão atravessando as avenidas para ter acesso aos carros - particulares, ônibus ou táxis - e aos portões de embarque. A Infraero solicitou que os taxistas fizessem uma comissão de oito pessoas para subir e negociar. Eles recusaram a proposta. Os dirigentes regionais da Infraero estão negociando com os manifestantes na Avenida Mascarenhas de Morais.
Os taxistas seguiram em fila pela avenida numa velocidade média de 10 km/hora atrapalhando o fluxo de veículos em um dos principais corredores de tráfego da Zona Sul. Dois agentes da Infraero estão negociando com os manifestantes tentando convencê-los a desbloquear o acesso ao aeroporto.
Com a medida determinada pela CTTU, Os veículos só poderão circular e parar para deixar passageiros no setor de embarque, no primeiro andar. A penalidade para quem for flagrado na área restrita é de R$ 85,13, além de quatro pontos na carteira de habilitação. Se pegar um passageiro, o condutor receberá multa de R$ 200 e terá o veículo removido ao depósito da CTTU.
Antes, os taxistas não autorizados podiam passar pela área de desembarque. Agora, duas placas de sinalização – uma na Avenida Mascarenhas de Morais e outra na bifurcação entre o embarque e o desembarque – alertam sobre a restrição. Para o diretor de Transportes da CTTU, Carlos Augusto Elias, a medida visa garantir a qualidade e a segurança do serviço aos passageiros que chegam, além de proteger os direitos dos 120 taxistas das duas cooperativas que atuam no terminal.
Com informações da repórter Anamaria Nascimento