4.3.12

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU DEIXARÁ DE EXISTIR NOS PRÓXIMOS MESES



Em seu lugar irá existir a Universidade Mauricio de Nassau (UniNassu) que foi credenciada na metade do mês passado.
Credenciamento foi aprovado nesta quinta-feira, 16, pelo Conselho Nacional de Educação – CNE e segue para assinatura do ministro da Educação
A Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, na manhã desta quinta-fera (16), por unanimidade, o credenciamento da Faculdade Maurício de Nassau como centro universitário. O processo agora seguirá para o gabinete do ministro da Educação Aloízio Mercadante para que, depois de assinado, seja publicado no Diário Oficial da União. A previsão é que isso ocorra ainda neste semestre.
Quando a portaria de credenciamento for publicada, a instituição passará a ser chamada de UniNassau – Centro Universitário Maurício de Nassau e conquistará autonomia universitária garantida pela Constituição Federal para criar novos cursos de graduação sem necessitar de autorização do MEC, além de implementar e ampliar ações de pesquisa, extensão e pós-graduação, inclusive cursos stricto sensu e firmando parcerias com instituições internacionais. “Essa decisão representa uma abertura de portas para o mundo. Os projetos poderão ser colocados em prática com mais agilidade, já que a burocracia diminui. Claro que o centro universitário continua sendo regulado pelo MEC, mas poderá dar passos largos para oferecer mais oportunidades de estudo e manter a qualidade que já existe”, frisou a assessora acadêmica do Grupo Ser Educacional, Iara Xavier.
Na prática, a nova denominação permitirá que novos cursos sejam oferecidos com mais rapidez, além de promover o crescimento no número de bolsas de iniciação científica, bolsas do PROUNI, projetos de extensão e pesquisa e intercâmbio de alunos e professores em instituições internacionais. “Para a comunidade acadêmica, a decisão do CNE representa um reconhecimento da qualidade do trabalho que já está sendo feito, já que os cursos, alunos, professores e infraestrutura foram avaliados pela comissão de especialistas do MEC para esse credenciamento”, salientou o superintendente executivo Janyo Diniz.
“A expectativa é que, entre outras ações, a Maurício de Nassau possa se articular de forma a identificar e oferecer novos cursos que atendam a demanda da sociedade. Além disso, a instituição terá mais capacidade de desenvolver novos programas de ensino, pesquisa, extensão e Pós Graduação”, explicou o membro do Conselho Nacional de Educação, Mozart Neves.

No comments: