15.3.12

ASSOCIAÇÃO : "DELEGADO NÃO PODE FICAR PRESO NO COTEL"


A presidência da Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe) divulgou nesta quinta-feira uma mensagem sobre a prisão do delegado Tiago Cardozo, titular da Delegacia de Crimes Contra a Propriedade Imaterial, mais conhecida como Delegacia da Pirataria.
Presos na manhã de ontem, o delegado e mais quatro policiais da especializada vão responder pelos crimes de peculato, corrupção, condescendência criminosa, prevaricação e formação de quadrilha. Todos estão presos no Centro de Observação e Trigem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, para onde foram encaminhados ainda ontem, após prestarem depoimento.
Na nota, o presidente da entidade, Flaubert Queiroz , cobra garantias ao delegado que, segundo ele, não poderia ter sido encaminhado para o Cotel, mesma unidade prisional para onde teria enviado detentos. O documento acrescenta que Tiago ainda é considerado suspeito e ainda não foi julgado ou condenado pelos crimes.
Confira o documento na íntegra:
Exmos. Srs. Delegados
Muito nos entristece o fato ocorrido hoje, qual seja, a prisão do Delegado Tiago e seus Agentes, vez que, dói muito um fato que atinge nossa instituição, sobretudo quando "cortamos na própria carne".
Contudo, o processo criminal existe para julgar e condenar ou absolver os acusados, não nos cabendo neste momento fazer qualquer ilação à respeito do mérito da questão, que será tratado pelo Inquérito Policial e posteriormente pelo próprio processo penal. Contudo, não nos cabe também, neste momento, ficarmos inertes, silentes, quanto à possibilidade de um Policial, sobretudo um Delegado de Polícia ser encaminhado ao COTEL depois de ter mandado tantos presos para aquele mesmo local. Isto não é uma questão de privilégios e sim de garantias.
O Delegado, até o momento é apenas investigado e não um condenado. Entendo que o mínimo que podemos fazer, é sermos solidários com o colega, evitando que abusos sejam cometidos contra a sua pessoa. Não é aceitável nem razoável jogar um investigado à "cova dos leões". Se ele cometeu crimes que responda por isso, mas com todos os direitos e garantias que todo cidadão possui. Por fim, não estamos aqui advogando pela impunidade ou corrupção, mas apenas pelo respeito aos direitos que todo ser humano, policial ou não, detém.
Flaubert Queiroz
Fonte: www.pernambuco.com
OPINIÃO: TAMBÉM LAMENTO O ENCAMINHAMENTO DESTE DELEGADO PARAO COTEL, MAS O TEXTO DEIXA IMPLÍCITO QUE EXISTE SIM UM CERTO PESAR PELO FATO DA POLICIA CIVIL SER OBRIGADA A "DAR UM TIRO NO PRÓPRIO PÉ"
UMA BOA ALTERNATIVA SERIA ENCAMINHAR OS ENVOLVIDOS AO CREED - CENTRO DE REEDUCAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR, SÓ QUE SE TRATAM DE POLICIAIS CIVIS E NÃO PMs, MAS COMO LÁ É INVIÁVEL VAI AQUI UMA SUGESTÃO; CRIAR UM PRESÍDIO ESPECIAL PARA POLICIAIS CIVIS, FEDERAIS E ADVOGADOS

No comments: