7.2.12

Parceria entre SDS e municípios vai otimizar ações de segurança na RMR


Propostas incluem disciplinamento do trânsito e reativação de núcleos comunitários


As 14 cidades integrantes da Região Metropolitana do Recife (RMR) terão 30 dias para responder a uma minuta de convênio - com propostas para otimizar as ações de segurança - enviadas pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS). O documento foi apresentado na manhã desta terça-feira (7), na 1ª reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que une todos os responsáveis pela segurança pública da região.

Entre as ações propostas pela SDS estão o disciplinamento do trânsito, a reativação dos núcleos de segurança comunitária, além de guarda patrimonial e polícia comunitária. “Vamos reativar 45 núcleos de segurança comunitária em toda Região. A idéia é unir forças com as prefeituras em busca de combater a criminalidade”, explica o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio. O principal foco das ações será a ampliação do contingente operacional da SDS com a maior participação da guarda municipal. “Não vamos botar guarda municipal para prender ninguém, mas eles podem atuar na parte administrativa. Com mais cuidado com os postos de policia comunitária”, finalizou.

Os representantes dos municípios irão levar a minuta para discutir as iniciativas com os prefeitos e então dizer à SDS as suas necessidades. Para isso, durante o encontro, o secretário de Defesa Social formalizou e ampliou a parceria que, segundo ele, já existe com municípios como Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Recife. “Vamos formalizar o que na prática já existe. É uma parceria que vai beneficiar a todos”, explica.
Número de homicídios em Pernambuco cai 10,5% 
Em comparação com o mesmo período de 2011, Pernambuco registrou uma diminuição no número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). De acordo com os dados apresentados pelo secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, em janeiro de 2012 foram registrados 286 homicídios, o que representa uma queda de 30 assassinatos. A expectativa para o mês de fevereiro é diminuir essa taxa ainda mais. “Esperamos preservar mais vidas no próximo mês. A idéia é que, a cada dia que passe, o número de homicídios caia cada vez mais”

No comments: