10.2.12

ESPECIALISTA GARANTE: É IMPOSSÍVEL TER CARNAVAL SEGURO SEM A PM

O Exército, a Força Nacional de Segurança e a Polícia Federal não são capazes de garantir a segurança do Carnaval em grandes metrópoles brasileiras num eventual cenário de greve das Polícias Militares. A opinião é do coronel reformado da PM de São Paulo e consultor em segurança pública José Vicente da Silva Filho, para quem a polícia é “insubstituível” nessa função.
- Ninguém pode dar garantia de que teremos Carnaval seguro sem a polícia em funcionamento. O Exército tem limite de efetivo que ele pode colocar. (...) Nenhuma autoridade pode dizer que não há. Nessa hora, você vê que a policia é importante e insubstituível.
Leia mais notícias do R7

Para ele, em locais turísticos, onde circulam os grandes blocos que atraem as multidões, não é comum haver muitos problemas, mas menos policiamento pode incentivar um aumento na criminalidade.

- Locais onde tem concentração, os grandes blocos, é região fácil de fazer policiamento com Exército e, normalmente, não tem muitos problemas nessas áreas. (...) Mas sabendo que a polícia não vai estar presente, bandidinhos aproveitadores vão agir com mais desenvoltura.

Já o pesquisador de questões de violência e cidadania, doutor Cesar Barreira, diz que a questão não se limita apenas ao número de agentes de outras forças, que não a Polícia Militar.
- O contingente pode até ser grande, mas têm outras três questões muito preocupantes. Primeiro, estamos falando de agentes que não conhecem a realidade dos Estados. Segundo, não são preparados para trabalhar nessa linha de controle de rua, estão preparados para outra atividade. E terceiro, tem a questão muito forte de que se aumenta a questão no imaginário das pessoas que policiais estão paralisados, a sensação de insegurança é bem maior e leva as pessoas a acreditarem mais em rumores. Me parece que é um clima muito preocupante. 

Cancelamento
Para o ex-coronel Vicente, no caso da Bahia, o governador precisa pensar num plano para cancelar a festa caso a greve se estenda até lá.

- Se houver agravamento do movimento grevista, pode ser o caso de o governo não arriscar a integridade física e o patrimônio da cidade e cancelar a festa. É lamentável do ponto de vista da alegria, mas a segurança é mais importante. Essa é ultima e desesperada medida, mas tem que ser considerada.

Já Barreira, tem dúvidas se o cancelamento seria a melhor solução.

- Festas serem canceladas podem aumentar muito o grau de insegurança. A sensação precisa ser controlada. Não sei qual seria a alternativa que o governo poderia tomar. Algumas situações que podem ser canceladas, acredito que seria mais prudente cancelar.

Além da Bahia, o Rio de Janeiro também teve decretada greve de policiais militares, civis e bombeiros. Em Alagoas e no Espírito Santo, os policiais voltam a se reunir na próxima quarta-feira (15) para definir se entram em greve ou não.

Turistas 
Dirigentes da área de turismo ouvidos pelo R7 nesta quinta-feira (9), disseram que ainda não há um movimento grande de cancelamento de pacotes para o Carnaval em Salvador, mas as consultas sobre os termos de como esse cancelamento ocorreria já são frequentes.

De acordo com o presidente da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), Manuel Nogueira, as pessoas estão esperando o desfecho na crise do Estado.

- Temos pessoas que estão apreensivas com isso, porque não só Salvador como outras cidades da Bahia o pessoa não quer caso não tenha polícia na rua. Semana que vem é que será decisiva. Se não chegarem num acordo pode haver grande número de cancelamento de pacotes.

Segundo ele, as pessoas estão questionando sobre as condições de cancelamento, mas elas devem variar de contrato para contrato.

- Todos os contratos têm penalidades, de acordo com as regras, que vai até perda de 50%, algumas coisas 100%. Como é motivo de força maior iremos discutir isso, as agências podem colocar carta de crédito para ser usada num certo prazo. Mas ainda não temos definições precisas de como proceder, inclusive companhias aéreas ainda não decidiram.
Fonte: Portal R7.com

No comments: