12.1.12

TRAGÉDIA NO RIO DE JANEIRO: FAMÍLIA SE ABRIGA NO CARRO E É SOTERRADA. TODOS OS 5 PASSAGEIROS MORRERAM.


Família se abrigou dentro de carro com medo de deslizamento em Sapucaia.
Casa onde moravam, no entanto, ficou intacta; carro foi alvo de deslizamento.

Do Jornal Nacional
6 comentários
Parentes da família que morreu no carro soterrado em Sapucaia, no Centro-Sul Fluminense, afirmaram que uma das vítimas estava grávida de três meses. Além da mulher, morreram o marido, o irmão e as duas filhas dela. A Defesa Civil  estadual informou que chega a 18 o número de mortos na cidade. Quatro pessoas ainda estão desaparecidas.
Segundo vizinhos, a família se refugiou no carro, um Fusca, com receio de que o deslizamento de terra atingisse a casa onde morava, no distrito de Jamapará. No entanto, a casa ficou intacta após a chuva.
“Quando caiu ali, ela gritou. Entrou no Fusca, mas a casa dela não caiu, e caiu terra no Fusca”, disse a prima Roberta Moroni.
Buscas completam três dias
O carro onde estava o grupo foi encontrado pela Defesa Civil na tarde desta quarta-feira (11). Há três dias, bombeiros continuam na procura por desaparecidos com o auxílio de cães farejadores.
Arte Sapucaia Grande (Foto: Arte G1)Arte Sapucaia Grande (Foto: Arte G1)
As buscas só foram interrompidas para a passagem de mais um cortejo. Era o enterro de Francisco Martins, de 82 anos. As filhas contaram que ele não quis sair de casa durante a chuva forte de segunda-feira (9).
“Meu pai só deu um grito. Ai me acode". Aí quando eu gritei ele, ele não respondeu mais. Se ele saísse junto com a gente, ele estaria aqui agora não é?”, falou Maria Aparecida Martins, uma das filhas da vítima.
Dezoito mortos
Na terça-feira (10), três vitimas do deslizamento que soterrou oito casas em Jamapará tiveram que ser enterradas à noite. Não havia condições de esperar o amanhecer.
Pela manhã, as famílias que saíram das casas interditadas pela Defesa Civil puderam voltar para pegar móveis, eletrodomésticos e objetos pessoais.
“Estamos na luta aí correndo atrás para tirar o que puder”, comentou o segurança Sebastião dos Santos.
Dezessete pessoas morreram em decorrência do deslizamento de terra que atingiu 8 casas em Jamapará e outra morte ocorreu de uma casa que desabou no município.
Mapeamento no estado
Nesta quarta, o vice-governador Luiz Fernando Pezão fez uma visita à Jamapará. Na ocasião, ele prometeu que em no máximo dois anos todo o estado do Rio será mapeado para a identificação das áreas de risco.
O município de Sapucaia não entrou na lista dos 31 municípios prioritários para serem mapeados pelo governo. Segundo Pezão, os 60 restantes - a cidade do Rio já realizou o estudo - serão analisados até o fim de 2013.
"Estamos fazendo aos poucos mesmo, vamos apresentar aos prefeitos, fizemos (o mapeamento) de 31, já tínhamos feito dos municípios da Região Serrana e agora vamos complementar com todos os municípios, porque não dá para fazer os 91, já que o Eduardo Paes (prefeito) já tinha feito dentro da cidade do Rio de Janeiro, então até o final de 2013 nós vamos entregar os outros 60 que faltam", afirmou ele, que presenciou o cortejo de mais uma vítima que foi enterrada.
Jamapará foi mapeada, diz Defesa Civil
Vice-governador Pezão visita distrito de Jamapará, em Sapucaia (Foto: Carolina Lauriano/ G1)Vice-governador Pezão visita distrito de Jamapará,
em Sapucaia (Foto: Carolina Lauriano/ G1)
O secretário estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões, informou que uma equipe do Departamento de Recursos Minerais do estado (DRM) fez um mapeamento da área de Jamapará que foi atingida pelo temporal, para saber de fato quantas casas correm risco de desabamento e precisam ser interditadas. Esse estudo, segundo ele, já está com a Defesa Civil de Sapucaia.
"Nós vamos apoiar o prefeito no que ele precisar para ajudar, para reconstruir essas casas. Apoiá-lo com infraestrutura, se precisar desapropriar terreno, nós vamos apoiá-lo no que ele precisar através do programa Somando Forças. E pleitear à presidente Dilma que se estenda ao interior o Minha Casa Minha Vida", disse o vice-governador do Rio.
Pezão falou que o governo vai  fazer intervenções também em outras áreas atingidas pelas cheias do Rio Muriaé.
"Ali é uma obra que vai demandar estudos e trabalhos da Agência Nacional de Águas. O governo federal está capitaneando esse trabalho. O governador determinou que a gente faça intervenções na área que nos cabe, que é em Laje do Muriaé. Vamos fazer o canal extravasor e o desvio do rio, para tentar minorar esse sofrimento. As outras intervenções, a barragem de Cantagalo, o canal extravasor de Italva, de Cardoso Moreira, depende de estudos federais porque ali são cinco rios que vêm de outros estados, quatro de Minas e um do Espírito Santo", explicou o vice-governador.
Posto médico montado em igreja
A Secretaria estadual de Saúde montou um miniposto de atendimento médico na igreja de Jamapará, perto do local onde ocorreu o mais grave deslizamento de Sapucaia. Além do posto, um Ciep da localidade também está dando suporte aos moradores da região, recebendo os desabrigados.
A lista de cadastrados no Programa Saúde da Família vai complementar as informações de moradores para que seja criada uma lista unificada de desaparecidos.
No Rio de Janeiro, as chuvas deste começo de ano levaram sete municípios das regiões Norte e Noroeste a decretar situação de emergência após as enchentes. Balanço divulgado no domingo (8) pela Secretaria de Estado da Defesa Civil incluía as cidades de Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira, Miracema e Aperibé.
Alerta máximo
De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), as cidades que estão em alerta máximo são: Laje do Muriaé, Itaperuna, Cardoso Moreira, Italva, Porciúncula, Natividade, Santo Antônio de Pádua, Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes.
Ainda segundo a assessoria do Inea, o estado de alerta máximo não significa necessariamente que esteja chovendo nessas cidades, e sim que há de 80% de chances de transbordamento de rios que passem por essas cidades.
Fonte: G1.com

No comments: