10.1.12

SISTEMA PENITENCIÁRIO DE PERNAMBUCO: 300 NOVOS AGENTES E BLOQUEADOR DE SINAL DE CELULAR SÃO AS NOVIDADES PARA O PRESIDIO ANÍBAL BRUNO


Policiais militares desviados da função no Aníbal Bruno serão substituídos.
Promessa do governo é ter total controle interno, acabando com "chaveiros".

Do G1 PE
Comente agora
O Presídio Aníbal Bruno, localizado no bairro do Sancho, Zona Oeste do Recife, irá substituir 40 policias militares que trabalhavam desviados de suas funções por novos 303 agentes penitenciários a partir desta terça-feira (10). A promessa da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) é melhorar a situação na unidade prisional, tendo o total controle interno, e acabar com a atuação dos conhecidos "chaveiros", presos que controlam a abertura e fechamentos das celas de outros detentos. Os policiais militares passarão a trabalhar nas guaritas do presídio, cargo para o qual foram designados inicialmente.

“O mais importante é a questão do controle total do presídio, na assistência, na educação e na organização. E tudo isso com muita prudência, moderação e profissionalismo. A certeza é o controle geral. Toda e qualquer tarefa interna e qualquer ligação com diretor do presídio serão feitas pelos agentes”, diz o secretário-executivo de Ressocialização, coronel Romero Ribeiro.

Os novos agentes penitenciários já estão trabalhando e se adaptando à realidade do Aníbal Bruno desde a semana a passada. O treinamento desses novos funcionários, que foram aprovados em concurso público, começou no final de 2010. “Todos eles foram orientados. Fizeram um treinamento de seis meses, que acabou em junho de 2011. Eles chegaram sem saber praticamente nada. Com o curso de formação, aprenderam todos os detalhes: lições de ressocialização, segurança, direitos humanos, gerenciamento de crises e uso de armas não letais”, informa o coronel Ribeiro.

A Seres pretende, através de ações integradas, mudar a realidade do sistema prisional do estado, principalmente do Aníbal Bruno, que já foi considerado o pior presídio do Brasil, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Até a metade deste ano, está prevista a inauguração da Penitenciária de Itaquitinga, na Mata Norte de Pernambuco, que oferecerá novas 3.126 vagas. O novo presídio receberá detentos do Aníbal e também cerca de 80% dos presos da Penitenciária de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife. Os serviços para a construção do Presídio de Araçoiaba, no Grande Recife, também já começaram. Quando concluídos, a intenção do governo é acabar com o presídio da Ilha de Itamaracá, voltando a incentivar o turismo no Litoral Norte de Pernambuco.
 
Mais mudanças estruturais no próprio Aníbal Bruno também estão previstas ainda para este ano. Entre as obras, há três mil metros quadrados de área de assistência, como enfermagem e salas, e a implantação de uma escola de gastronomia, formando garçons e cozinheiros. “O presídio será dividido em três, com três gestões e três diretores. Os presos serão classificados por número de processo, por tipo de crime. Será mais fácil administrar as unidades prisionais. Com as reformas, serão novas 420 vagas”, explica o secretário de Ressocialização, que informa ainda que, diariamente, haverá duas totalidades, contagem dos presos para evitar fugas.
CelularAinda a partir desta semana, será instalado no Aníbal Bruno, para fase de testes, um aparelho que bloqueia o sinal de celulares dentro da unidade prisional. O produto, que vem importado de Israel, promete evitar a comunicação dos presidiários com pessoas que estejam fora da penitenciária. O coronel Romero Ribeiro diz que a intenção é que os moradores da região do bairro do Sancho não sejam prejudicados “É o nosso compromisso, a gente não quer complicar a vida do cidadão. Estudos estão sendo feitos para que isso não aconteça. Caso interfira, iremos desinstalar”, conclui.
Fonte: G1.com

No comments: