4.1.12

GOVERNO NÃO APRENDE A LIÇÃO E TEIMA EM PROCURAR SOLUÇÃO UTÓPICAS PRA MINIMIZAR O AUTO ÍNDICE DE HOMICÍDIOS EM PERNAMBUCO


Dessa vez, CDs com as fichas criminais de 738 alvos prioritários serão distribuídos nas delegacias e batalhões do Estado para que os policiais focalizem esforços para prender os acusados

Publicado em 04/01/2012, às 08h40

Eduardo Machado

Secretário Wilson Damázio apresentou a nova estratégia durante balanço da violência em 2011 / Tiago Calazans/JC Imagem

Secretário Wilson Damázio apresentou a nova estratégia durante balanço da violência em 2011

Tiago Calazans/JC Imagem

O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, anunciou nesta terça-feira (3) uma nova ofensiva para tentar reduzir o número de assassinatos em Pernambuco. Dessa vez, CDs com as fichas criminais de 738 alvos prioritários serão distribuídos nas delegacias e batalhões do Estado para que os policiais focalizem esforços para prender os acusados. São 539 homicidas e 199 traficantes classificados como de alta periculosidade.
Damázio divulgou a nova estratégia durante o balanço da violência registrada em 2011. Na oportunidade, o secretário de Defesa Social também retificou o número de homicídios anotados em 2010, divulgado com um caso a mais na semana passada. Foram 3.495 assassinatos em 2010 e 3.494 em 2011. Apenas um caso a menos.
“Sabemos que não foi uma redução significativa, mas trabalhamos num cenário adverso em 2011, com várias mudanças de legislação. No entanto, nossos números estabilizaram, enquanto o restante do Nordeste viu a violência crescer”, declarou o secretário de Defesa Social.
No último mês de setembro, a eleição de alvos prioritários já havia sido testada pela SDS com a divulgação da ficha criminal de 493 homicidas. Desse universo, 141 suspeitos foram presos em três meses.
“Constatamos que muitos dos alvos que não eram procurados por homicídio, mas por tráfico, muitas vezes estavam envolvidos em assassinatos. Ampliamos a base de dados e vamos distribuir esses CDs com as fichas criminais para investir na prisão desses suspeitos”, destacou Wilson Damázio.
Além do balanço dos homicídios, o secretário apresentou outros dados da produtividade dos órgãos operativos da SDS. Cresceram os números de apreensões de armas e drogas, de prisões efetuadas, de inquéritos remetidos à Justiça, de mandados de prisão emitidos e cumpridos.
No quesito investimento, entre 2007 e 2010, houve um aumento de 74% no volume de recursos aplicados com relação ao período 2003-2006. O orçamento da Defesa Social em 2011 atingiu R$ 2,5 bilhões.
Apesar dos números robustos, o resultado obtido foi tímido e ainda pode ficar pior. Os números finais de 2011 só devem ser divulgados no próximo dia 16, quando casos onde ainda há dúvida sobre a tipificação penal (homicídio doloso, culposo, suicídio ou acidente) serão solucionados.
“Existem dois pontos a considerar na análise do resultado de 2011. O primeiro é que Pernambuco estabilizou seus índices de criminalidade numa região em que os demais Estados estão com números crescentes. Por outro lado, é importante que os gestores do Pacto pela Vida não podem deixar esse momento positivo escapar e investir em novas variáveis para impulsionar a violência para baixo. Se em um primeiro momento prisões e inquéritos remetidos fizeram a diferença, já está claro que são necessárias mais medidas para continuar vencendo a batalha contra o crime”, pontuou o professor da Universidade Federal de Campina Grande e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco, José Maria Nóbrega.

No comments: