28.12.11

DISQUE-DENUNCIA PRENDEU MAIS DE 4.500 PESSOAS.


O Disque-Denúncia Pernambuco divulga hoje um balanço da atuação no ano de 2011 e apresenta os resultados das operações realizadas pelo serviço que completa 11 anos atendendo a mais de 200 registros por dia,nas centrais da Região Metropolitana e no interior de Pernambuco.
Este ano foram mais de 37 mil informações recebidas, número 5% superior ao registrado em 2010. As denúncias anônimas contribuíram efetivamente para prisão de aproximadamente 4.500 pessoas, apreensão de 2.400 armas e cerca de uma tonelada de drogas. O serviço também realizou este ano oito campanhas para intensificar e estimular, com recompensas, a sociedade a combater vários tipos de crime.
Entre os casos mais denunciados pela população estiveram a posse ilegal de armas de fogo (24%), tráfico de drogas (20%) e violência doméstica (12%). Em quarto lugar, aparecem os casos de poluição sonora, responsáveis por 10% das informações que chegam à central.
Para a coordenadora do Disque-Denúncia, Carmela Galindo, a maior participação se deve à garantia do anonimato, que contribui diretamente ás investigações policiais. “Ao todo, já foram realizados mais de 360 mil denúncias, formando um banco de dados auxilia o poder público na adoção de estratégias para redução da criminalidade”, acrescentou.
Além de receber e encaminhar denúncias, a central também atende reclamações sobre problemas cotidianos das comunidades como falta de água, luz, ônibus, poluição sonora, educação e saúde de qualidade.O Disque-Denúncia funciona durante 24h, todos os dias da semana, e atende pelos telefones 3241.9595, no Recife e Região Metropolitana, e (81) 3719.9595, no interior.

No comments: