11.10.11

POLÊMICA: A CAIXA ECONÔMICA COLOCOU NO AR UM COMERCIAL ONDE MOSTRA O ESCRITOR MACHADO DE ASSIS "BRANCO"E APÓS RECEBER O REPÚDIO DE PARTE DOS BRASILEIROS É RETIRADO DO AR E O GRAVE ERRO É CORRIGIDO COM UM NOVO VÍDEO. VEJA AS 2 PEÇAS PUBLICITÁRIAS E ENTENDA A "GAFE" HISTÓRICA


A Caixa Econômica Federal começou a veicular nesta segunda-feira (10/10) uma nova peça publicitária em que mostra Machado de Assis (1839-1908) interpretado por um ator mulato. O vídeo foi feito após a polêmica gerada por um comercial do banco que mostrava o escritor interpretado por um branco.
Veja o vídeo com Machado de Assis Negro:


Em nota, assinada pelo presidente do banco, Jorge Hereda, a Caixa "pede desculpas a toda a população e, em especial, aos movimentos ligados às causas raciais, por não ter caracterizado o escritor, que era afro-brasileiro, com a sua origem racial".

A propaganda fazia parte da campanha em comemoração aos 150 anos do banco. Na nota, "a Caixa reafirma que, nos seus 150 anos de existência, sempre buscou retratar, em suas peças publicitárias, toda a diversidade racial que caracteriza o nosso país. Esta política pode ser reconhecida em muitas das ações de comunicação, algumas realizadas em parceria e com o apoio dos movimentos sociais e da Secretaria de Política e Promoção da Igualdade Racial (Seppir) do Governo Federal".

O fato havia levantado polêmica com telespectadores, já que, na vida real, o autor não tinha pele clara. O comercial havia tido sua veiculação suspensa e foi criticado até dentro do governo.

Veja o vídeo com Machado de Assis branco:

No comments: