16.8.11

LANÇADO A APENAS DOIS DIAS O TRANSITO LIVRE SE TORNOU FEBRE EM RECIFE


Todo mundo quer fugir dos congestionamentos. Essa é uma realidade que fica ainda mais evidente quando se lança um serviço gratuito como o Trânsito Livre, que mostra, minuto a minuto, as condições do tráfego e oferece rotas alternativas aos congestionamentos. A parceria entre os Diários Associados e a SegSat foi disponibilizada na web na manhã do domingo (14) e a recepção dos internautas foi calorosa. Na rede mundial de microblogs, o twitter, a conta da iniciativa conquistou mais de cem seguidores nas primeiras horas da manhã, após a divulgação do serviço no Diario de Pernambuco. A ferramenta deve crescer ainda mais até o dia 22 de agosto, quando um programa, de mesmo nome, será lançado na Rádio Clube, com informações atualizadas, em tempo real, da situação do trânsito na Região Metropolitana do Recife.

Somente no Grande Recife, 970 mil veículos, metade da frota do estado, dividem os principais corredores viários. O TransitoLivre.com veio apresentar uma arma contra essa dor de cabeça e oferecer rotas alternativas para que o condutor consiga chegar ao seu destino em até um terço do tempo que gastaria preso em um congestionamento. O trabalho parece ter agradado os internautas. Maciel Muniz, de Limoeiro, preocupado com as chuvas, logo cedo buscou ajuda do serviço para garantir a viagem até o Recife com tranquilidade. O biólogo Nykon Craveiro recomendou, com propriedade, o uso do serviço: "@transitolivrePE contribuindo por um transito melhor e menos estressante!!! Parabéns pelas iniciativa e colaboração!", declarou.
Na plataforma, é possível escolher os caminhos mais livres e acompanhar o comportamento do tráfego a qualquer hora do dia e da noite. Na web, o site, parceiro do portal Pernambuco.com, convida o internauta a monitorar o trânsito. As principais vias da Região Metropolitana do Recife são apresentadas em quatro cores, que indicam o quão livre está o tráfego. Na página também é possível acompanhar as imagens das câmeras da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), atualizadas minuto a minuto, bem como observar, em uma única tela, a situação dos mais relevantes corredores viários do Grande Recife.
O lançamento do serviço no Dia dos Pais acaba ganhando um traço emblemático na busca pelo melhor aproveitamento do tempo. De acordo com o diretor-presidente da empresa SegSat, Sérgio Baptista, o objetivo de monitorar o trânsito é muito mais do que evitar aborrecimentos diários, mas também promover um estilo de vida com mais qualidade. "Quanto mais tempo a gente perde fazendo nada, em um carro, menos é dedicado às nossas famílias. Queremos promover a qualidade de vida", explica.
No sistema, é possível personalizar roteiros e, uma vez calculadas, automaticamente, as velocidades desenvolvidas nas vias sugeridas, é possível obter o tempo esperado de viagem, facilitando a escolha do caminho. Esse será um diferencial consistente do programa Trânsito Livre, na Rádio Clube. A partir do dia 22, repórteres dos Diários Associados estarão nas ruas para informar os motoristas, nas primeiras horas da manhã, como está o tráfego nos principais acessos da Região Metropolitana, com flashes ao vivo. O ouvinte participa pedindo ou fornecendo informações e rotas alternativas, por twitter @transitolivrepe, telefone ou SMS. O programa, que tem apresentação de Kaká Filho e produção de Flávia Cruz e Luciano Max, também terá inserções da equipe do Vrum, liderada por Jorge Moraes.
Fonte: :www.diariodepernambuco.com.br

No comments: