27.6.11

Pernambuco é onde mais se arrecada armas de fogo no Brasil

A Superintendência da PF em Pernambuco já recolheu 786 armas; segundo a Polícia Federal, os pernambucanos entenderam a importância da campanha do desarmamento

Da Redação do pe360graus.com
Divulgação/Polícia Federal
Foto: Divulgação/Polícia Federal
O posto arrecadador da Polícia Federal (PF) no Recife é o que mais recebeu armas no país até o momento. A Superintendência da PF em Pernambuco já recolheu 786 armas. Os dados são do novo sistema Desarma, do Ministério da Justiça. Ao todo, já foram entregues 7.569 armas no Brasil.  

No ranking, o posto arrecadador da Superintendência de São Paulo ocupa o segundo lugar, com 767 armas. É seguido pela ONG Viva Rio, que arrecadou 717 armas e ficou em terceiro. A Superintendência da Polícia Federal do Rio de Janeiro e a Superintendência da PF no Rio Grande do Sul ocupam o quarto e o quinto lugar, respectivamente.

De acordo com a PF, a liderança do Recife nessa estatística tem relação com o entendimento dos pernambucanos da importância da campanha do desarmamento e de que  uma arma em casa pode ser um potencializador de violência.

A CAMPANHA
Na nova Campanha do Desarmamento, a entrega voluntária de armas dá direito à indenização que varia de R$ 100 a R$ 300 dependendo do calibre e do tipo. Segundo a PF, no período de 23 de maio até o último domingo (26), já foram entregues 856 armas, o que corresponde a 214 armas entregues a cada semana e, em média, 43 armas por dia.  

O modelo antigo de pagamento de indenizações foi substituído pelo sistema Desarma, desenvolvido pelo Ministério da Justiça em parceria com a Polícia Federal. Agora é gerado um protocolo de indenização  e cadastro de uma senha numérica de quatro dígitos que será confeccionada apenas pelo próprio requerente, sem a ajuda de terceiros. 

Segundo a PF, não existe a possibilidade de recuperação da senha ou cadastrar uma nova no caso de esquecimento, por isso a senha deve ser de fácil memorização e anotada em local seguro. Com o protocolo e a senha, o cidadão pode receber o valor da indenização, no dia seguinte à entrega da arma, em qualquer terminal eletrônico do Banco do Brasil. 

Além das armas de fogo, a campanha recebe munições, armas de brinquedo, simulacros, armas artesanais ou de fabricação caseira, porém sem o pagamento de indenização e depois de procedida a sua consequente inutilização.

No comments: