20.4.11

CHUVAS: CAOS NOVAMENTE

Um dia depois das fortes chuvas que trouxeram o caos para o trânsito da Região Metropolitana do Recife (RMR), a região volta a ser atingida pelas precipitações. O tráfego já começa a ser afetado, com o alagamento de diversas vias, como a avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira.
Chuvas voltam a atingir a RMR. Imagem: Alice Souza/Esp. DP/D.A PressChuvas voltam a atingir a RMR. Imagem: Alice Souza/Esp. DP/D.A Press
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) volta a chover forte hoje e, além disso, está previsto um pico de maré por volta das 17h40 (2,4m). A expectativa é que as cenas encontradas de ponta a ponta do Grande Recife ontem, com uma cidade completamente travada, repitam-se. A situação deve se complicar também para os motoristas que resolverem deixar o estado nesta quarta-feira para aproveitar o feriadão.
Ontem, o cenário que se viu ao longo da manhã foi de completa estagnação no trânsito nos principais corredores da cidade, de Norte a Sul. Motoristas preferiram esperar o congestionamento passar do lado de fora do carro. Os boatos de arrastões no Cabanga e na Joana Bezerra só aumentavam a angústia de quem permanecia em meio ao caos. A Secretaria de Defesa Social negou as ocorrências. Dos ônibus, muitos saíam e preferiam seguir a pé.
A população que mora nas áreas de risco e propensas a alagamentos precisa ficar atenta e, em caso de sinal de risco, sair do imóvel e entrar em contato com a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir). Para atender à população em caso de necessidade, as equipes estão em alerta. Quem necessitar, pode solicitar atendimento 24 horas pelo telefone 0800.081.3400. Com o apoio do Exército, 75 homens realizam a colocação de lonas nos pontos críticos. Outra medida será a abertura das seis estações da Codecir a partir das 7h.

Para evitar acidentes, a Codecir orienta a população para que não ocupe áreas já identificadas como de risco; não façam cortes nas barreiras; não plantem árvores de grande porte e troquem as bananeiras por árvores frutíferas, medicinais e de jardim; não joguem lixo nas barreiras e não façam construções ou reformas antes de consultar a prefeitura.
Com informações da repórter Alice Souza do diário de pernambuco

No comments: