2.4.11

TV JORNAL NOTÍCIAS - FIM DE UM TELEJORNAL DE MAI DE 20 ANOS

TV Jornal extingui o TV Jornal Notícias aquele que é apresentado as 19:00hs e demite Jornalistas

Telejornal da noite deixa de ser exibido após mais de vinte anos no ar

Na próxima segunda-feira, dia 4, os telespectadores que acompanham o jornalismo da TV Jornal não vão mais ter direito às informações veiculadas pelo TV Jornal Notícias. O telejornal, que havia passado por uma reformulação editorial há apenas dois meses, foi extinto. Dois jornalistas foram demitidos. 

Como sempre os argumentos da empresa são financeiros, a velha e cansada “contenção de custos”. Nenhum deles faz referência à utilidade pública do jornalismo. Nenhum que considere o fato de que um canal de televisão é concessão pública e, como tal, o que veicula se reveste de responsabilidade social. Retirar do telespectador a chance de ter mais uma oportunidade para se informar depõe contra esse pressuposto e é um atentando contra a pluralidade e democratização da informação. 

Assim, a matemática perversa dos patrões considera que tudo são números, inclusive gente. O que é incompreensível é que, na contramão dos bons ventos que sopram na economia em Pernambuco, do crescimento recorde do Estado em relação a outros estados do país e, consequentemente, na contramão das múltiplas oportunidades de bons negócios que vem contemplando o setor de publicidade, a emissora preferiu, o caminho mais "prático": extinguir produtos, postos e mercado de trabalho, ao invez de buscar novas oportunidades de receita, aproveitando o bom desempenho da economia. 

O Caderno de Mídia (suplemento da Revista Imprensa) do mês de março relata que “o investimento publicitário brasileiro chegou a R$ 76,2 bilhões em 2010, um faturamento 19% maior do que o ano anterior no país" e, ainda segundo a publicação, a perspectiva para este ano são as melhores possíveis. Sem contar que os empresários já economizaram, por ocasião da campanha salarial, ao não conceder um só centavo de aumento acima da inflação, diante do impasse em torno da questão do diploma para jornalistas. 


Mas, como sempre, a corda na lógica patronal dever arrebentar sempre no lado mais fraco, ou seja, o dos trabalhadores assalariados. No final do ano passado, a emissora já dava indícios do que estava por vir. Suprimiu na grade dois programas realizados pelo departamento de produção: o Nordeste Mais (sobre turismo) e dois com temática de variedades: Pernambuco em Alta e Câmera Dois. 

Passado o primeiro trimestre do ano, chegou a vez do jornalismo. Os trabalhadores apreensivos souberam, na última terça-feira ( 29 ) que o espaço do telejornal da noite, no ar há mais de vinte anos, foi suprimido. O lugar será ocupado pelo Povo na TV, um telejornal de comunidade, gravado, exibido no horário de uma da tarde e que será transferido para o horário do telejornal extinto. Isso significa, na prática, a subtração de vinte minutos dedicados à informação jornalística na grade local da emissora 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco lamenta e vem a público repudiar a decisão da TV Jornal, atitude que considera precipitada. Primeiro porque o momento é de investimento em todos os setores, como já foi dito; depois, porque o que a diretoria da empresa alega ser prejuízo, bem pode ser uma baixa pontual de receita passível de ser recuperada com uma boa dose de investimento e captação de novos clientes no mercado publicitário. Assim, não nos parece justificável a supressão de um telejornal tão importante para informar e prestar serviço à comunidade.

A Diretoria

Fonte: SINJOR PE - Sindicato dos Jornalistas do Estado de Pernambuco.

No comments: