27.4.11

APOSENTADOS PRECISAM PROVAR QUE ESTÃO VIVOS

A regra já está vigorando há algumas semanas, mas nem todos os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão cientes. É que eles vão ter de renovar senha para saque do benefício e comprovar que estão vivos, anualmente.

Até então, os bancos eram obrigados a renovar a senha daqueles que recebiam por cartão magnético. A mudança exige a alteração para quem recebe por conta corrente e poupança.

Mas os segurados não precisam se apressar e comparecer às agências antes de serem chamados. Haverá anúncios sobre a convocação, que também vai ser feita por meio do comprovante de pagamento, saldo ou extrato impresso no terminal da unidade bancária.

Quando for se apresentar, a pessoa tem que ter em mãos documentos que comprovem que é beneficiário do INSS, além da atualização de endereço. O próprio segurado deverá ir até o banco. Se houver impossibilidade, é possível enviar um representante legal ou procurador cadastrado no INSS.

A medida do Ministério da Previdência visa facilitar o atendimento da Previdência Social, evitando fraudes e aprimorando o controle dos pagamentos pelas instituições financeiras, além de atualizar o cadastro do INSS. É importante ficar alerta: há inúmeras quadrilhas especializadas nesse tipo de crime, que perseguem os obituários para saber quem morreu e ficar recebendo o benefício de uma pessoa já morta!
Fonte:www.ne10.uol.com.br

No comments: