6.3.11

SERÁ QUE ISSO É VERDADE?

Violência quase zero no Galo, segundo balanço da Secretaria de Saúde do RecifeImprimirEmail

Sérgio Bernardo/Folha de Pernambucoalt

Da Assessoria
A Prefeitura do Recife divulgou um balanço parcial dos atendimentos na área da Saúde ontem (5), dia do Galo da Madrugada. Entre 7h e 17h, foram realizados 268 atendimentos nos cinco postos avançados instalados pela Secretaria Municipal de Saúde nas ruas da Concórdia, Matias de Albuquerque, 1º de Março, na Praça Sérgio Loreto e no Marco Zero.

Montadas em pontos estratégicos da folia, as unidades receberam demandas variadas, com maior quantidade de registros em alcoolemia, pequenos cortes, insolação, desidratação e picos de hipertensão arterial. Nos pontos organizados pela gestão municipal, não houve acolhimento de ocorrências mais graves, como tiros ou ferimentos com armas brancas. Encerrado o desfile, apenas a unidade do Marco Zero permanece funcionando até 7h da quarta-feira (09), equipada com duas ambulâncias, uma básica e uma UTI móvel.

"Avaliamos de forma bastante positiva o planejamento da Secretaria de Saúde do Recife para o desfile do Galo da Madrugada. Montamos uma estratégia detalhada, com alcance ampliado, de forma a oferecer a melhor assistência possível para a população. As ações tiveram início bem antes da folia e envolveram as mais diferentes abordagens, da redução de danos à prevenção de DST/Aids e hepatites virais, além da fiscalização das Vigilância Sanitária e Epidemiológica, e a mobilização do Programa de Saúde Ambiental, entre outros", comentou o secretário municipal de Saúde, Gustavo Couto.

Também entre 7h e 17h, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Recife) não realizou resgates aéreos, o que comprova a tranqüilidade da festa. A gestão contabilizou 642 atendimentos nas policlínicas com serviço de urgência e emergência.

As 60 pessoas da Vigilância Sanitária que atuaram no Sábado de Zé Pereira inspecionaram 33 trios elétricos e oito unidades de saúde instaladas em pontos de folia. Além disso, foram vistoriados 86 módulos sanitários, nove camarotes e 3.094 ambulantes. As equipes apreenderam 10 litros de suco, 1.221 litros de batida e 154 litros de água inadequados para consumo humano.

Durante o desfile do clube de máscaras, o Programa Mais Vida na Folia, de redução de danos no Carnaval Multicultural, distribuiu aproximadamente 10 mil garrafas descartáveis. O trabalho envolveu ainda a realização de esquetes teatrais e atuação junto ao público com orientações sobre cuidados no trânsito e consumo abusivo de álcool e outras drogas, bem como o fornecimento de material educativo, adesivos, preservativos e crachás de identificação.

Já as equipes da Coordenação Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais desenvolveram ações de conscientização por meio de esquetes teatrais e distribuição de camisinhas masculinas e femininos, bandanas, porta-camisinhas e folderes. Foram distribuídos 60 mil preservativos masculinos.


No comments: