15.2.11

Sargento do BOPE treina políciais cívis e militares de Pernambuco e região

Tiros, correria, barulho. Obstáculos naturais e becos com espaço para apenas uma pessoa passar. Todo esse cenário bem que poderia fazer parte de um acontecimento real. Porém, no curso Progressões Táticas em Favelas, promovido pelo Centro Avançado em Técnicas de Imobilização (Cati), a aproximação com a realidade é apenas mais um atrativo do treinamento direcionados a mais de 30 policiais civis, militares e agentes penitenciários. Ontem, mais um curso foi iniciado no Recife, no Clube dos Cabos e Soldados, no bairro de San Martin, ministrado pelo sargento do Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio de Janeiro (Bope-RJ) Carlos Melo. 

Com mais de 16 anos de experiência no Bope-RJ, o sargento, de 45 anos, viaja pelo Brasil e já foi para Portugal ministrar cursos voltados para a capacitação dos policiais. Para garantir realidade, os cursos são desenvolvidos em ´favelas cenográficas`. No Recife, o treino é realizado em um campo de paint ball, com armas que disparam as bolas de tinta - assim como o nome já diz. ´Todo o cenário ajuda no aprendizado. Nele, podemos ensinar com mais realidade técnicas de invasão a terrenos desconhecidos, por exemplo. Uma realidade típica encontrada na rua pelos policiais `, afirmou o sargento Carlos Melo. 

Entre os alunos que vieram da Paraíba, Alagoas, além do interior de Pernambuco, o soldado do 17º Batalhão de Polícia Militar Édson da Silva voltou a procurar o curso após fazer os treinos há dois anos, em Brasília. ´Estou me requalificando novamente. Mesmo com o treinamento que recebemos para nos tornarmos policiais, ainda faltam experiência prática e conteúdos de trabalho em ambiente de risco. Estudando com agentes do Bope, podemos nos antecipar e evitar que erros que já aconteceram no Rio de Janeiro, por exemplo, sejam repetidos aqui`, disse. 

O Treinamento de Progressão Táticas prossegue até amanhã. Com três dias de duração e um vasto conteúdo teórico e prático abordado, não são poucos os policiais interessados em pagar até R$ 600 pelas aulas. O Cati atrai os profissionais da área pela qualidade. ´Somos uma das únicas empresas no mundo que realiza treinamentos corpo a corpo com policiais. A eficácia de nossas técnicas é comprovada a cada dia nos diversos departamentos de policia no Brasil, Estados Unidos e Europa`, disse Joel Cruz, sócio da recém-criada franquia no estado.

Atualmente, o Cati possui livre acesso às equipes da SWAT e D.E.A. (Polícia Federal norte-americana), nos EUA, tendo ainda realizado treinamentos de urgência para os soldados norte-americanos que foram ao Afeganistão. O treinamento direciona os soldados para a preservação da vida, o respeito aos direitos humanos, o trabalho em equipe e a eficácia na manutenção da ordem pública sem a utilização da força bruta. A empresa brasileira conta, hoje, com uma filial no Texas (EUA) e Lisboa (Portugal). 


Fonte: www.dpnet.com.br  

No comments: