8.2.11

DEU NO JC Online de hoje (08/02/2011)

Oito PMs de Pernambuco afastados por abuso de presos

Publicado em 08.02.2011, às 02h00

João ValadaresDo Jornal do Commercio
O comando da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) afastou do serviço de rua os oito policiais da Radiopatrulha identificados como participantes da sessão de tortura, preconceito e humilhação gravada na Delegacia de Repressão ao Roubo e ao Furto de Veículos, no Sancho, Zona Oeste do Recife. A informação foi confirmada, na manhã dessa segunda-feira (7), pela assessoria de imprensa da Secretaria de Defesa Social (SDS). Mesmo com o processo na Corregedoria-Geral da SDS ainda em andamento, a cúpula da PM considerou o caso bastante grave e, por isso, decidiu afastá-los antes da conclusão. A denúncia, publicada no Jornal do Commercio na semana passada, chocou a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e vai ser encaminhada, esta semana, à ONU. As imagens, postadas na internet em julho do ano passado, mostram policiais obrigando dois presos, chamados de macaco, a se beijarem na boca.

Na tarde de ontem, o comandante da Radiopatrulha, tenente-coronel Walter Lima, informou que todos os policiais vão ser ouvidos na sede do batalhão na próxima quinta-feira. “Além das investigações da corregedoria e da Polícia Civil, instauramos um procedimento de sindicância aqui na Radiopatrulha. Na quarta, vamos tomar o depoimento dos dois presos.”

A SDS está fazendo o levantamento de todos os policiais civis que estavam de plantão na especializada no dia 7 de dezembro de 2007, data em que o vídeo foi gravado. “Ainda não temos a informação de quantos policiais civis participaram. Eles vão ser ouvidos na sexta-feira.”

Na tarde de ontem, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) comunicou que o promotor de Justiça José Roberto da Silva foi designado especialmente para acompanhar as investigações da SDS. O nome dele vai ser publicado na edição de hoje do Diário Oficial.


Os trabalhos na Corregedoria-Geral estão bem adiantados. No sábado, um das vítimas do abuso policial foi ouvida no Presídio de Igarassu, no Grande Recife. Ontem, servidores da SDS tomaram o depoimento do outro preso, na penitenciária Barreto Campelo, no município de Itamaracá, também no Grande Recife. Os policiais militares devem ser ouvidos pela corregedoria ainda nesta semana.

Balanço da Secretaria de Defesa Social aponta que 50 policiais militares foram excluídos da corporação, no ano passado, por apresentar desvio de conduta no desempenho da função. Deste total, apenas três tinham menos de dez anos na Polícia Militar. Só este ano, sete PMs já foram expulsos. O número de policiais civis afastados é bem menor. No ano passado, foram oito e, este ano, nenhum. A assessoria de imprensa da Secretaria de Defesa Social (SDS) revelou um dado importante: em 2010, 188 processos instaurados contra policiais foram julgados e, no primeiro mês deste ano, 123.

Na semana passada, as imagens foram levadas pelo JC até o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio. Ele afirmou que a postura dos policiais é abominável e que as medidas vão ser severas.

Fonte: SJCC

No comments: